Boas Práticas de Manutenção Proativa e Manutenção Reativa
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A realidade é que as máquinas avariam, as peças deixam de funcionar e os ativos chegam ao fim dos seus ciclos de vida. Infelizmente, não temos controle total sobre essas situações.
Porém, podemos ter controle sobre quão bem um ativo pode funcionar durante seu ciclo de vida, compreendendo os fundamentos da manutenção proativa (ou preventiva) e reativa, e estabelecendo estratégias que as coloquem em prática.
Continue a leitura deste artigo para compreender essas estratégias de manutenção e como o software AltaBase-ObraSoft pode ajudar sua empresa a implementá-las.
Boas Práticas de Manutenção Proativa
Ao realizar manutenção proativa, algumas das coisas mais importantes que você pode fazer são aprender sobre um ativo, treinar a equipe em seu reparo e planejar cuidadosamente o trabalho e os cronogramas.
Conheça seus Ativos
A garantia e o modelo de um ativo, suas peças e seus fatores, como data e local de compra, são informações importantes. Esses detalhes serão úteis para planejar quais atividades de manutenção serão necessárias e quando.
Decida quais ativos precisarão de mais atenção e crie um cronograma de inspeção com base nessa prioridade. No módulo “Controle de Vencimentos” do software AltaBase-ObraSoft é possível criar esse acompanhamento, definindo a data da próxima manutenção programada e receber alertas quando chegar o momento.
Treine a Equipe
Registrar os detalhes de um ativo é apenas uma parte da equação; treinar sua equipe em manutenção de ativos é outra. Caso seja necessária manutenção reativa, cada pessoa deve conhecer os procedimentos adequados de reparo.
No módulo “Controle de Vencimentos” do software AltaBase-ObraSoft também é possível definir um cronograma de treinamento dos funcionários, assim como programar uma periodicidade para novas atualizações.
Boas Práticas de Manutenção Reativa
Com uma adequada manutenção reativa é possível garantir que o problema não apenas seja resolvido, mas também que ele não apareça novamente. Aqui é importante fazer algumas análises e revisões cuidadosas:
Atente-se aos Detalhes
Detalhes importantes podem ser perdidos se você confiar apenas na comunicação verbal para saber sobre um incidente. Registre em um sistema a ocorrência para poder compreender totalmente o escopo do problema e resolvê-lo adequadamente.
Com o módulo “Planos de Ação” do software AltaBase-ObraSoft é possível registrar sobre uma ocorrência, estabelecer etapas para sua resolução e atribuir responsáveis para a execução, inclusive enviando notificação para eles.
Identifique as Causas
Depois de verificar uma ocorrência, identifique quais fatores levaram ao problema. Essa peça defeituosa veio de um fornecedor com quem você normalmente não trabalha? O ativo foi mantido de maneira adequada? Ou o culpado foi algo totalmente diferente?
Examinar o histórico do ativo pode ajudá-lo a responder a uma das perguntas listadas acima. Especificamente, é fundamental pesquisar o histórico de ordens de serviço para ver se problemas anteriores podem ter causado o problema mais recente, direta ou indiretamente.
Analisar seu histórico de manutenção proativa também pode ser útil. Se os reparos não foram realizados corretamente, isso pode ter sido um fator causador.
O Papel do AltaBase-ObraSoft no Planejamento da Manutenção
Manter cronogramas como esses e planejar a manutenção de rotina pode necessitar de boas habilidades organizacionais. Mas quando sua empresa conta com um software de gestão de riscos como o AltaBase-ObraSoft, é possível encontrar um equilíbrio entre manutenção proativa e reativa.
Embora seja verdade que intensificar as práticas de manutenção proativa possa diminuir a necessidade de manutenção reativa, implementar boas práticas de manutenção reativa também é benéfico, pois promove aprendizado e prepara a sua equipe para lidar com novas situações parecidas, caso surjam.
Conte com o AltaBase-ObraSoft para comprometer-se com o aprendizado, a revisão e o planejamento contínuos em sua empresa, e garantir que suas instalações permaneçam nas melhores condições. Entre em contato e solicite uma demonstração gratuita.